terça-feira, 15 de junho de 2021

O Valor da Imagem

O surgimento dos novos media vieram revolucionar a arte, seja no pensamento, na criação de novos movimentos artísticos e práticas. 

Uma das práticas que veio com esse surgimento é a reprodução em massa de obras originais - prints, postcards e reproduções fotográficas. 

Será a produção em massa de uma obra original, a contribuição para a desvalorização da essência e do impacto da imagem dessa obra? 

O que acontece é que quando se faz essas reproduções, a imagem da obra original ganha uma nova forma, além do motivo inicial - como objeto decorativo, imagem gráfica de uma empresa, entre outros.

No entanto será essa produção em massa a contribuição para o reconhecimento do artista, contribuindo para o seu espólio artístico?

A internet permitiu ao artista poder expor a sua obra, sem necessitar de ser legitimado por entidades e aristocráticos da arte.

No entanto terá essa abertura saturado o mercado artístico, fazendo com que reproduções mais baratas sejam a solução para muitos artistas?

“[…] a arte perde o monopólio de imagem e de poder da imagem, graças à geração de imagens por computador.” (Peter Weibel, The Postmedia Condition).